A importância da embalagem correta dos alimentos no setor de carnes e frios

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quem trabalha no setor alimentício sabe muito bem o quanto as embalagens dos alimentos é essencial para que eles sejam conservados adequadamente e que sua higienização fique intacta. Quando falamos de embalagens do setor de carnes e frios, a situação é um pouco mais delicada, pois estamos falando de alimentos que podem conter sangue e precisam ser guardados separados adequadamente para não ocorrer contaminação cruzada. Além disso, é preciso se preocupar com a qualidade da embalagem em questão da temperatura, pois isso irá evitar a proliferação de micro-organismos e toxinas. É preciso que o recipiente esteja totalmente limpo e bem vedado. Assim, segundo a Anvisa, que é a agência responsável pela fiscalização, são as embalagens e materiais que entram em contato com os alimentos que podem propagar substâncias nocivas à saúde. Por isso que a embalagem adequada é fundamental para assegurar a preservação da qualidade dos alimentos. Como prova disso, a lei nº 9.782/1999 foi criada para exatamente regularizar essa situação. A Anvisa deixa claro que além das embalagens, outros itens como ferramentas de cozinha, colheres, facas, garfo, equipamentos específicos para cozinhar, entre outros, também devem estar de acordo.

Por isso, que é de total responsabilidade da fábrica de alimentos que as embalagens estejam em total acordo. O principal critério é que as embalagens não devam transmitir nenhum componente que afete a saúde humana ou modifique as características do alimento que está sendo embalado. Além disso, o fabricante precisa conhecer a situação legal de seus fornecedores, pois isso é preciso até mesmo saber com que materiais eles fabricam suas embalagens. O plástico, por exemplo, precisa ter passado por importantes testes de segurança provando que são resistentes e que podem ser utilizados para esse tipo de situação.

Além da embalagem ser correta, para que as informações não se percam é importante ter etiquetas de qualidade, tais como a Etiqueta Adesiva Térmica, 60 x 80 mm, para Balanças. Somente uma etiqueta térmica consegue atender a todos esses quesitos com facilidade, já que é nela que serão impressas todas as informações necessárias para o consumidor e o próprio fabricante entender tudo sobre aquele produto. Assim, no transporte, as informações ficam intactas e todos conseguem ter acesso ao que precisam.  Além disso, um dos pontos em que esse produto se torna ideal para a embalagem de carnes é pelo fato dela ser confeccionada com papel térmico, que possui uma barreira de proteção, o que evita que hajam problemas relacionados à utilização em freezers com baixa temperatura ou em decorrência de manchas de sangue. O que torna essa etiqueta ideal para ser usada em produtos das indústrias frigoríficas, supermercados, açougues, padarias, mercearias, hortifrutis, quitandas, entre outros.

Para etiquetas de qualidade, acesso nosso site!


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×