Como fazer trocas e devoluções sem prejuízos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma das últimas coisas que um comerciante quer é que seu cliente troque uma peça, seja por defeito ou por não ter acertado na escolha. O fato é que esses problemas podem acontecer e você como comerciante precisa considerar uma operação de trocas e devoluções. Quando um produto é enviado com defeito não há muito o que fazer a não ser trocar a peça e oferecer aquilo que seu cliente mais procura: qualidade. Um dos maiores medos dos lojistas é sair no prejuízo, já que isso pode acabar gerando insatisfação do cliente, custos com logística ou até mesmo perdas de estoque.

Isso só vai acontecer se sua loja for extremamente despreparada, por isso é importante saber o que fazer nessas horas. Confira nossas dicas abaixo:

Conhecer a lei é importante

Todo estabelecimento deve conter o Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois mesmo como nome que favorece o cliente, isso ajuda os lojistas a entender melhor os direitos. O mais importante é que ao conhecer o CDC, você irá entender melhor como funciona as relações de consumo e a responsabilidade de cada parte. Sendo que essa atitude é pouco usada pelo consumidor.

Esta com defeito e agora?

Existem várias possibilidades de troca ou devolução, por isso é importante agir como o CDC prevê. De modo geral, há um prazo máximo de 30 dias para a troca de produtos com defeito de fabricação, caso o bem não for algo de consumo como um alimento, por exemplo. Já no caso de bens duráveis, como eletrodomésticos, o prazo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor se estende em até 90 dias.

Além do Código de Defesa do Consumidor é interessante consultar as políticas internas de Trocas e Devoluções de cada empresa, pois cada operação tem suas características específicas e quando as normas estão pré-estabelecidas e bem esclarecidas em uma Política, sem infringir o CDC, não há como contestar futuramente.

Alguns produtos ajudam muito no controle de Trocas e Devoluções, como o pinos plásticos, combinados com as tags para roupas. Etiquetar com qualidade é o primeiro passo para uma troca mais tranquila! Acesse nosso site e saiba mais.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×